Correio Popular Notícia



JI-PARANÁ
HM ganha aparelho para auxiliar em cirurgias

Data da notícia: 2016-08-19 17:57:57
Foto:

(Da Redação) O diretor do Hospital Municipal de Ji-Paraná, Antelmo Ferreira, recebeu no centro de saúde, um novo aparelho de arco em C para fortalecer a estrutura de atendimento. O equipamento, no valor de R$ 334 mil, vai auxiliar médicos na realização de procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidades.

Segundo do diretor do HM, com a chegada do arco cirúrgico, o hospital será capaz de diversificar os procedimentos e também melhorar a qualidade de radioscopia, exame responsável pela geração de imagens de partes internas do corpo.

A previsão é de que o equipamento seja utilizado inicialmente em cirurgias ortopédicas. ?O objetivo é contribuir com o processo de modernização do hospital, que é referência de atendimento na região", declarou Antelmo Ferreira.

Com aquisição do arco cirúrgico, já instalado no HM, procedimentos que antes eram encaminhados para Cacoal e Porto Velho serão realizados na própria unidade médica, com exceção das cirurgias de alta complexidade.

O aparelho possui alta tecnologia e é composto de um gerador de raios-X e monitores que permitem a visualização da imagem dos órgãos do corpo humano em tempo real, em procedimentos nas áreas de traumatologia e ortopedia.

?O mais difícil foi comprar o aparelho, essa etapa já vencemos, tanto que ele já está instalado, ainda sob a responsabilidade do fabricante, que tem por obrigação nos entregar prontinho e com pessoal treinado?, garantiu o diretor do HM.

Ele afirma que o funcionamento do aparelho deve acontecer em poucos dias, auxiliando em procedimento de baixa e média complexidade. Os de alta como traumatismo, coluna, quadril e articulações, são realizados em Cacoal e Porto Velho. ?Média de 60 a 70% dos procedimentos são de baixa e média complexidade.

Com a aquisição, os procedimentos cirúrgicos serão agilizados, evitando o acúmulo de pacientes e as longas filas de espera? declarou Ferreira. Com o arco cirúrgico, a equipe do HM pretende realizar em média de 25 cirurgias por mês, trazendo mais alívio às famílias, que tinham que se deslocar para outros municípios.

Fila de Espera
O fato ocorre desde 2013, quando o governo estadual transferiu as cirurgias ortopédicas para o Hospital Regional de Cacoal, quando eram realizadas 300 cirurgias por ano. Hoje, os procedimentos são agendamento e a fila de espera tem cerca de 400 nomes, que podem levar até 120 dias.
Segundo o médico ortopedista Mauro de Rossi, as vantagens do equipamento vão desde à diminuição do tempo das cirurgias à segurança no serviço executado. ?Com esse equipamento, as cirurgias são realizadas de forma menos invasiva, ou seja, sem a necessidade de grandes cortes, mais rápida, e diminui o risco de infecção hospitalar?, destacou Mauro de Rossi.

De acordo com o médico, o arco cirúrgico possibilita ainda ao cirurgião observar em tempo real a área que passará pelo procedimento, por meio de um sistema intensificador de imagens em alto contraste, e possibilita uma maior nitidez da imagem, além de possuir um sistema de impressão.

O equipamento custou R$ 334 mil com contrapartida do município por meio de emenda do ex-deputado federal Anselmo de Jesus (PT). Com informações de Wilson Neves e Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1237 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.